A amostragem de solo é uma etapa importante de todo o processo de gestão da agricultura moderna, pois é a partir dessa ação localizada que os laboratórios agrícolas conseguem identificar os níveis atuais dos nutrientes no solo, usando seus métodos analíticos. É com base nas informações da correta amostragem localizada de solo, que é elaborado todo o planejamento do manejo de fertilidade certificada nas áreas agrícolas. A partir disso, ainda, é definido o cálculo da necessidade dos insumos agrícolas, como fertilizantes, calcários e condicionadores de solo.

Pelo fato dos solos serem materiais heterogêneos, que apresentam grande variabilidade em suas propriedades em condições naturais, mesmo em distâncias de centímetros, e considerando que estas variações tornam-se ainda mais acentuadas em se tratando de solos agricultáveis, tanto no sentido horizontal como no vertical, a importância da amostragem localizada de solo tem despertado a atenção de pesquisadores e profissionais como uma técnica base para o uso dos pacotes tecnológicos da agricultura digital.

Plantas de cobertura como auxiliares no manejo do solo

Eficiência da amostragem de solo

Apesar de ser considerada uma das técnicas mais simples de todo o processo agrícola, a amostragem localizada do solo para fins de fertilidade certificada permite melhorar a eficiência no levantamento das informações das áreas agrícolas. Permite, também, o conhecimento dos parâmetros químicos e físicos do solo, com a presença ou ausência dos nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento da cultura.

Ao longo dos anos e com o avanço da agricultura, a análise laboratorial de solo tem se consolidado como a ferramenta mais eficiente no manejo do solo e na gestão da fertilidade das áreas agrícolas, sendo considerada um importante fundamento para agrônomos, consultores, produtores e pesquisadores.

Um resultado de análise laboratorial duvidoso pode ser facilmente reavaliado dentro do próprio laboratório, mas nunca poderá melhorar a qualidade da amostragem no campo. Neste sentido, a amostragem de solo precisa ser eficiente no sentido de representar de maneira competente a área em estudo.

Uma boa amostragem de solo visa aproximar ao máximo da variabilidade local da área, com determinado grau de certeza, para atingir uma maior representatividade da área cultivada. Assim sendo, é imprescindível o conhecimento dos fundamentos e as boas práticas da amostragem do solo para fins de fertilidade.

Gestão de fertilidade do solo: melhor produtividade sucroalcooleira

Ubersolo

A padronização dos procedimentos de amostragem é essencial para que não ocorram erros de amostragem no campo. A presença de erros de amostragem no campo pode comprometer todo o levantamento de informações confiáveis, que servirão como base para a tomada de decisão no planejamento e gestão das propriedades agrícolas.

Hoje, a maioria dos serviços de amostragem de solo segue protocolos e critérios técnicos já validados pela pesquisa, que permitem melhor representatividade da área. Porém, já encontram-se disponíveis serviços mais especializados de amostragem, com garantia de qualidade de acordo com normas internacionais, como a ISO 17.025, com certificação e acreditação pelo INMETRO. Essa, inclusive, é uma das importantes certificações conquistadas pelo laboratório Ubersolo/ APagri.

Este tipo de serviço especializado de amostra oferece maior garantia e assertividade nas amostragens, pois além de terem de seguir de forma rigorosa todos os protocolos, ainda é submetido periodicamente a monitoramentos e avaliações por auditores do INMETRO.

Para amostragens de solo certificadas, com todo o cuidado dos processos necessários para resultados eficientes, há muito empenho e dedicação da equipe do Ubersolo, localizado em posição estratégica, no triângulo mineiro, para atender a toda e qualquer localidade dentro ou fora do Brasil.

Saiba mais acessando o Guia de Análise de Solos: www.analisedesolo.com.br

*O engenheiro agrônomo Ailton Júnio Manzi Gama,

mestre em Solos e Nutrição de Plantas,

é diretor do Ubersolo, laboratório de Análises Agrícolas da APagri,

em Uberlândia/MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *