Com o avanço da tecnologia e a crescente demanda por alimentos, nos últimos anos os produtores vêm, por meio da agricultura de precisão e da gestão da fertilidade do solo, buscando maior racionalização dos insumos e aumento da produtividade com menos custos. Contudo, estamos entrando em um período muito importante da operação em campo: a aplicação de fertilizantes e corretivos e o preparo do solo para a próxima safra.
É preciso pensar sobre a correta regulagem das máquinas, principalmente sobre a realização da aferição da faixa útil de aplicação. Muitos produtores se esquecem ou deixam de fazê-la, seja com produtos em pó ou granulados.
O procedimento para regulagem das máquinas e aferição da aplicação dos fertilizantes é essencial para a gestão como um todo, pois nesse processo é ajustada a largura da faixa de aplicação, avaliado o perfil, feita a regulagem nos pratos e palhetas para ter uma excelente distribuição.
Realizar a aplicação com a máquina ou o equipamento descalibrados pode comprometer o trabalho de fertilidade e afetar o resultado, causando manchas nas áreas, desequilíbrio de nutrientes e perdas na produtividade. A correção de manchas, causadas por aplicação incorreta, é bastante complexa, exigindo que o produtor altere toda a estrutura do solo.
Deve-se também prestar atenção às condições climáticas durante a operação, principalmente com fertilizantes em pó. Para uma melhor distribuição, é necessário evitar a aplicação sob ocorrência de muito vento, que pode acabar espalhando desordenadamente o produto.
Um atendimento completo, que inclui coleta das amostras de solo, gestão da fertilidade do solo e recomendação até a entrega dos mapas de aplicação em taxa variada – incluindo a calibração e aferição da faixa de aplicação de acordo com o recomendado -, é feito pela APagri. Atuamos em todo o Brasil, com respeito às diferentes necessidades de cada solo.
Assim como quão importante é uma boa recomendação, a aplicação correta é o fechamento do ciclo para que o produtor possa alcançar sustentabilidade em seus ambientes de produção.
Claudio Juliano Wontroba
Analista técnico da APagri em Balsas-MA