HTV® – Herbicida em Taxa Variável

O HTV® é um processo desenvolvido e patenteado pela APagri, em conjunto com a ESALQ-USP, que visa aplicar herbicidas pré-emergentes em taxa variada. O objetivo é ajustar a dose de acordo com a capacidade do solo de reter cada tipo de herbicida, para que a concentração final da molécula ativa na solução do solo seja igual, independente da posição na lavoura.

Considerando-se que os herbicidas têm a função de proteger a cultura principal de plantas invasoras para que ela possa expressar seu potencial produtivo, evitando a mato-competição, aplicar mais herbicida não significa aumentar a produção. Desta forma, o herbicida possui uma dose correta a ser aplicada. Quando a dose aplicada é acima da recomendada, normalmente a cultura instalada sofre danos de fitotoxicidade devido à absorção do herbicida. Quando a dose aplicada é menor que a recomendada, ocorre redução da eficiência do produto e a consequente competição entre a cultura e as plantas daninhas por água, luz e nutrientes.

Entre os principais benefícios do uso do HTV® na cana estão a economia na reaplicação de produtos, eficiência no controle das plantas daninhas e aumento da produtividade.

Solicite um orçamento