Plantio de soja atinge 18% da área no Brasil

Brasil deve exportar 53 milhões/t de soja
14 de outubro de 2016
Semeadura da soja atinge 36% da área no Mato Grosso do Sul
21 de outubro de 2016
Mostrar tudo

O plantio da safra 2016/2017 de soja no Brasil chegou a 18% da área total estimada, de acordo com levantamento da consultoria AgRural. O número representa avanço de 7% em uma semana e coloca o ritmo de semeadura da nova safra à frente dos 13% do ano passado e dos 10% da média de cinco anos.

Entre os estados que já estão plantando, o Paraná segue na frente, com 39% de sua área já plantada. Mas, quem lidera a vantagem em relação ao ciclo anterior é o Centro-oeste, com destaque para Mato Grosso e Goiás. A semana foi menos seca do que estava previsto para os dois Estados, o que favoreceu o avanço do plantio e melhorou as condições de desenvolvimento da safra.  Entretanto, a previsão de um baixo volume de chuvas para a maior parte do Centro-oeste nas próximas duas semanas deve ser monitorada com atenção, garante a consultoria.

A falta de umidade no norte do Paraná também vinha preocupando os produtores, mas bons volumes de chuvas foram registrados nos últimos dois dias. A semeadura da soja no Rio Grande do Sul não deve ser prejudicada pela chuva, já que ela só costuma ganhar ritmo a partir de novembro.

Segundo a consultoria a área brasileira de soja será de 33,5 milhões de hectares, com aumento anual de 0,8%. A produção potencial é calculada pela consultoria em 100,6 milhões de toneladas, ou seja, 5,4% maior.

Fonte: Estadão Conteúdo

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *