Fazer negócios em tempos de pandemia no Agro: oportunidade, empatia e troca de experiências

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Em tempos de pandemia, em que as relações humanas passam por uma grande transição, o processo de negociação entre produtor rural e fornecedores tende a enfrentar um teste de resistência. Estamos acostumados aos encontros “olho no olho”, aos apertos de mão para firmar negócios e muitos ainda são feitos no “fio do bigode”. Um negócio bem-sucedido entrega, junto com bons resultados, uma experiência construtiva, valor que influencia de forma permanente o consumidor.

No dia a dia da APagri, realizar negócios com nossos serviços faz parte do escopo de trabalho do time de consultores espalhados por todo o Brasil, especialistas em agricultura de precisão, manejo do solo e ferramentas digitais. Acreditamos que todo conhecimento precisa ser compartilhado para que se amplie e, com base nessa proposta, dividimos constantemente o nosso aprendizado como estímulo profissional para traçarmos novos caminhos e alcançarmos nossas metas.

No momento atual, esse processo é um desafio à criatividade. Mas há algumas estratégias a serem consideradas e que podem ajudar a impulsionar inclusive seu lado criativo. Lembre-se que uma oferta atrativa nem sempre se detém apenas ao preço do produto ou serviço, mas ao atendimento das necessidades e, quando esse é somado à qualidade da entrega, com criatividade e segurança, o conjunto se torna perfeito.

Na APagri, um dos diferenciais dos consultores é a história de vida, que se mistura à cultura da empresa, conhecimento técnico e experiência, referências que nos aproximam dos produtores agrícolas atendidos e os colocam como reais conhecedores dos nossos temas, com clareza de propósito. Isso acontece porque nossos especialistas vestem a camisa do agro, com compromisso, inovação e sustentabilidade. Acreditamos que nossa origem é o que engrandece nossos serviços e provoca empatia com nossos clientes. É uma troca de experiências: compartilhamos nossa história e fazemos questão de ouvir a do nosso parceiro, o produtor agrícola, permitindo um melhor alinhamento dos objetivos.

Essa é uma forma de conhecer as pessoas e tornar-se acessível a elas. Essa empatia é essencial para apoiar as decisões do produtor agrícola e ajudá-lo a conquistar maior lucratividade, trazendo resultados e divisas para nosso País.

 Contar sua história gera empatia. Os consultores da APagri estão acostumados a ouvir histórias e a transformá-las em experiências para suas análises, que vão além da técnica puramente. Na trajetória de cada consultor, existe o amor pela terra e pela inovação, o enfrentamento de diversas etapas de vida para compreender o caminho traçado para resultados positivos.

Com a mudança de cenário, precisamos desenvolver novos processos para que possamos nos relacionar e gerar condições para manter a empatia, uma tarefa que depende do conhecimento do propósito, planejamento e consciência sobre o atendimento. O propósito da APagri é manter sua posição como uma empresa de consultoria dedicada a compreender os gaps da agricultura, buscando redução de custo e aumento da produtividade de seus clientes, com objetivo de perpetuar a atividade agrícola. Desenvolvemos processos e contamos com pessoas capacitadas e engajadas.

Para manter nosso time capacitado, usamos e desenvolvemos treinamentos com ferramentas digitais pela Academia APagri EaD (Ensino à Distância), disponibilizando cursos e cases para estudo, análise e observação. A força do nosso time está na organização da distribuição e no posicionamento, com amplitude de ações.

Estamos nos reforçando com o uso de ferramentas digitais e de comunicação para que possamos cumprir nossa missão, independentemente do cenário que estamos vivenciando.

A APagri vai se manter firme, porque nossa experiência remete os produtores à confiança, além do fato de sermos uma das primeiras empresas empenhadas em desenvolver a agricultura de precisão no Brasil, uma pioneira com 18 anos de mercado.

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Sérgio Goes é Engenheiro Agrônomo

e CEO da Apagri Soluções Agronômicas

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