APagri Monitora: tecnologia no campo é caminho sem volta

Ubersolo: análise de fertilidade do solo é essencial para ganho de produtividade
7 de julho de 2020
Mostrar tudo

Lugar de esteio desde que o homem se conhece por gente, a agricultura é fundamental à sobrevivência humana e, tal como ela, vem passando por importantes evoluções.

Na linha do tempo, desde que as pessoas estabeleceram residência e passaram a produzir o próprio alimento, é possível apontar três transformações cruciais do trabalho no campo: a fundação da agricultura, migrando da caça e coleta para o cultivo; mais tarde, a adoção de ferramentas e animais como força de tração; e, finalmente, a mecanização, proporcionada pela implementação de maquinários na lavoura a partir do século 18, culminando, já no século 20, com a utilização de defensivos e fertilizantes agrícolas. Todo esse desenvolvimento elevou a agricultura a um alto nível de produtividade, mas, no contexto da transformação digital, nada se compara ao atual incremento da tecnologia no campo: a Agricultura 4.0.

Esse fenômeno, relacionado à digitalização dos processos produtivos agrícolas, que podem ser otimizados pela conexão de sistemas, softwares, sensores, técnicas de análise e uso de dispositivos, promove uma sensível transformação, especialmente no que se refere à comunicação. Aproximando as pessoas e as situações, torna-se mais rápido e efetivo o entendimento de uma necessidade ou problema do campo e o desenvolvimento de uma solução de valor.

Como uma das primeiras empresas do Brasil a atuar com agricultura de precisão, a APagri se dedica constantemente a solucionar as mais diferentes questões agrícolas e sempre inova em tecnologia para ampliar a conexão com o produtor rural. Nossos consultores e clientes têm à mão nossa principal ferramenta tecnológica de coleta de dados: o aplicativo APagri Monitora, sistema web desenvolvido pela empresa para monitoramento agrícola.

APagri Monitora

Através do aplicativo – que pode ser utilizado inclusive offline -, é possível realizar a visualização de contornos das áreas e das informações sobre semeadura, cultura, população, produtividade, condição do solo e impacto climático, permitindo o registro do volume de chuva para pluviômetros da fazenda, a navegação sobre camadas de interesse e até pontos de investigação, seja para amostragens ou para avaliação de problemas. A ferramenta permite que o usuário crie anotações de campo, adicionando notas de texto, áudios e fotos, a serem compilados num relatório de visita. Um aplicativo completo para orientação do produtor rural.

Por ser uma plataforma para celulares, o APagri Monitora facilita a vida do produtor, com acesso mais rápido e fácil às informações de sua fazenda. A ideia é esclarecer, com dados pertinentes, quais fatores estão comprometendo a produtividade das lavouras, permitindo ação para mitigação do problema.

Tiago Cappello Garzella: “APagri Monitora permite prever falhas e corrigi-las a tempo de uma produção promissora.”

O objetivo da plataforma APagri Monitora é trazer as informações compiladas em um mesmo lugar, de forma organizada e precisa. O APagri Monitora é também uma ferramenta para o consultor no campo, auxiliando-o na avaliação de áreas e contribuindo para a evolução da cultura, de forma que o trabalho se torna mais completo e eficiente, mas, principalmente, aproximando-o de quem mais conhece a lavoura: o produtor rural.

Isso tem despertado o interesse dos agricultores, que entendem que, além do conhecimento técnico profissional do seu consultor parceiro, essa ferramenta digital possibilita maior abrangência na observação e apontamento da solução aos problemas. Ou seja, o grande potencial da plataforma APagri Monitora é identificar o problema e oferecer soluções.

Com atualizações constantes, o aplicativo foi recentemente remodelado e ganhou funções de levantamento de campo, promovendo informações sobre altura de planta, estande (população), estágio vegetativo e geração de relatório padrão com interpretação de resultados ao final.

A tecnologia veio para facilitar a vida e o agro ganha com isso, porque todas as suas etapas podem ser monitoradas e operacionalizadas com base na geração de dados sobre solo, clima, cultura, recomendação de defensivos e fertilizantes, automação dos processos, sustentabilidade, entre outras possibilidades. São informações que otimizam a tomada de decisões, fortalecendo a conexão entre as pessoas.

Quem é do campo reconhece a importância do monitoramento agrícola para acompanhar as condições de solo e clima e promover uma colheita mais rica e sustentável. O uso da tecnologia facilita a vida nas cidades e, no campo, não é diferente. Um caminho sem volta. Com o APagri Monitora, é possível prever falhas e corrigi-las a tempo de uma produção promissora. A APagri é uma empresa de soluções agronômicas e, seja no rural ou no digital, nosso lema é inovar para contribuir com campos cada vez mais férteis.

Tiago Cappello Garzella é doutor em Engenharia Agronômica e diretor de pesquisa e desenvolvimento da APagri Soluções Agronômicas

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *