Mapeamento de Biomassa

Mapeamento de biomassa 1

O acompanhamento de uma lavoura é bastante complicado em áreas muito extensas ou quando as plantas ultrapassam a altura dos olhos do observador. O mapeamento de biomassa permite uma vista superior da lavoura, facilitando a visualização e quantificação de manchas durante o seu desenvolvimento, a investigação do agente causador e, muitas vezes, a atuação ainda no mesmo ciclo para corrigir o problema.

Mapeamento de biomassa 2

O mapeamento é realizado utilizando-se de imagem de satélite ou de fotografias obtidas com veículos aéreos não tripulados (VANT’s ou drones), para coletar remotamente informações da lavoura. Esse tipo de ferramenta tem se tornado cada vez mais atrativa, uma vez que permite o monitoramento em grande escala e com alta resolução sem a necessidade de se caminhar dentro dos talhões.

Quando feito com frequência, o mapeamento permite ao agricultor visualizar um mesmo comportamento em diferentes talhões ou em diferentes culturas e indagar sua origem, que pode estar associada a características de relevo, tipo de solo, condição de fertilidade e manejo.

Nosso time de consultores utiliza essa estratégia em diversos períodos do ciclo, desde o planejamento da amostragem até a identificação de pragas, doenças e outras irregularidades na lavoura, permitindo uma gestão eficiente.

Solicite um orçamento